CURSO – Desenvolvimento de Jogos com Unity3D para iniciantes
SOBRE O CURSO
O passo inicial para uma carreira no desenvolvimento de jogos digitais. Este é um ramo que não para de crescer e cujo faturamento já se equipara a produções cinematográficas hollywoodianas. Seja como um desenvolvedor “indie” ou como contratado em uma grande empresa no ramo, o cargo exige conhecimentos técnicos específicos, como optimizações que melhorarão o desempenho do software e práticas de “game design” que garantem um aumento efetivo no caráter interativo e recreativo do jogador.
Antes uma prática cara devido ao alto custo de produção de “engines” gráficas este ofício era dificilmente alcançado. Hoje, graças a difusão de “engines” gratuitas, multiplataforma e com alta eficiência, a produção de jogos pode ser encarada não apenas como uma profissão, mas também como um hobby para os entusiastas. Neste curso utilizaremos a plataforma mais acessível e famosa do momento: Unity3D.
Neste curso o aluno aprenderá o básico para a produção de jogos digitais, como programação em C# e Visual Studio, utilização do editor do Unity3D, física, animação, áudio, renderização, dentre outros. No final deste curso os alunos estarão aptos a produzir simples jogos digitais nas plataformas Windows, Linux, MacOs, Android, IOS e WebGL.
PÚBLICO ALVO
Não há pré-requisitos para este curso, contudo conhecimento básico de álgebra, trigonometria, vetores e física são indicados. Qualquer pessoa poderá aproveitar plenamente do conteúdo programático, mas alguns temas básicos como os citados acima serão apenas relembrados durante as explanações, devendo o aluno com ausência do assunto complementá-lo as suas custas.
Até profissionais da área de informática como ciência da computação, sistemas de informação, etc., aproveitarão o curso haja visto o paralelismo das matérias estudadas em relação ao conteúdo programático destes cursos que são específicas para a área de produção de jogos digitais, que embora sejam um “software” em sua essência, é fundamentalmente diferente nos paradigmas de sua produção.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Programação Básica em C#. Variáveis, métodos, lógica e operadores, tipos, classes.
2. Vetores. Aplicação prática. “Transform”. Câmera: elementos e atributos.
3. Visão geral do editor do Unity3D. Reconhecendo comandos do usuário. GameLoops e ordem de execução. Aplicação do conteúdo: Desenvolvimento do jogo Pong.
4. Programação. Arrays, Listas, Herança. “GameObjects” e “Components”, instância, referência, destruição. Física: “colliders” e “ridigbodys”.
5. Aplicação do Conteúdo: Desenvolvimento do jogo “Space Invaders”.
6. “User Interface” - UI: Canvas, painéis, textos, imagens e resoluções. Áudio: formatos, tom. Adicionando som e UI em “Space Invaders”.
7. “Sprites”: tipos de imagens, texturas, “spritesheets”. Animação2D: Animando um personagem.
8. Aplicação de conteúdo: Desenvolvimento jogo de plataforma 2D. “Raycasting”, introdução aos normais.
9. Introdução à Computação Gráfica: “ Rendering pipeline, vertex”, fragmentos, materiais, “shaders”. “Standard Shader”: Mapas normais, difusos, oclusão, “heigthmaps”.
10. Iluminação: fontes, sombras, “skyboxes”, iluminação global, lightmaps, “light probes”. “Terrain Engine”: modelando terreno, aplicando vegetação, utilizando “heightmaps”.
11. Inteligência artificial básica. Navegação e caminhos(NavMesh). Animação3D: animando o robô kyle.
12. Aplicação de conteúdo: Desenvolvimento jogo de tiro em primeira pessoa.
MATERIAL DIDÁTICO E CERTIFICADO
MATERIAL DIGITAL: Os programas utilizados são gratuitos e podem ser baixados sem custo. Todos os arquivos utilizados nos exercícios serão gratuitamente fornecidos ou poderão ser baixados gratuitamente em sítio fornecido pelo professor. A implementação destes arquivos faz parte do conteúdo programático.
Terão direito ao CERTIFICADO do curso os alunos que obtiveram uma presença mínima de 80% nas aulas o que equivale a 40h de participação.
METODOLOGIA
Aulas teóricas, exercícios práticos e desenvolvimento de jogos em sala de aula. Exercícios complementares a serem resolvidos entre uma aula e outra.
MAQUINAS
Toda sala é equipada com computadores que possuem os programas utilizados instalados. É recomendado, contudo, que, caso o aluno tenha notebook com placa de vídeo dedicada, o traga para utilização em sala de aula.
CARGA HORÁRIA
48 Horas em 12 aulas de 4 horas de duração (somente aos sábados)
INVESTIMENTO
Favor ligar 3943-4420 ou 9426-7851
APLICAÇÃO DO CURSO
Turmas abertas com mínimo de 8 Alunos.
In Company (Número de Alunos e Investimento a Combinar)
LOCAL
Casa do Curso (Av. Fayad Hanna, 271. Cidade Jardim - Anápolis - GO)
(62) 3943-4428 / 3943-4420
casa.do.curso@gmail.com
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Programação Básica em C#. Variáveis, métodos, lógica e operadores, tipos, classes.
2. Vetores. Aplicação prática. “Transform”. Câmera: elementos e atributos.
3. Visão geral do editor do Unity3D. Reconhecendo comandos do usuário. GameLoops e ordem de execução. Aplicação do conteúdo: Desenvolvimento do jogo Pong.
4. Programação. Arrays, Listas, Herança. “GameObjects” e “Components”, instância, referência, destruição. Física: “colliders” e “ridigbodys”.
5. Aplicação do Conteúdo: Desenvolvimento do jogo “Space Invaders”.
6. “User Interface” - UI: Canvas, painéis, textos, imagens e resoluções. Áudio: formatos, tom. Adicionando som e UI em “Space Invaders”.
7. “Sprites”: tipos de imagens, texturas, “spritesheets”. Animação2D: Animando um personagem.
8. Aplicação de conteúdo: Desenvolvimento jogo de plataforma 2D. “Raycasting”, introdução aos normais.
9. Introdução à Computação Gráfica: “ Rendering pipeline, vertex”, fragmentos, materiais, “shaders”. “Standard Shader”: Mapas normais, difusos, oclusão, “heigthmaps”.
10. Iluminação: fontes, sombras, “skyboxes”, iluminação global, lightmaps, “light probes”. “Terrain Engine”: modelando terreno, aplicando vegetação, utilizando “heightmaps”.
11. Inteligência artificial básica. Navegação e caminhos(NavMesh). Animação3D: animando o robô kyle.
12. Aplicação de conteúdo: Desenvolvimento jogo de tiro em primeira pessoa.
Não há pré-requisitos para este curso, contudo conhecimento básico de álgebra, trigonometria, vetores e física são indicados. Qualquer pessoa poderá aproveitar plenamente do conteúdo programático, mas alguns temas básicos como os citados acima serão apenas relembrados durante as explanações, devendo o aluno com ausência do assunto complementá-lo as suas custas.
Até profissionais da área de informática como ciência da computação, sistemas de informação, etc., aproveitarão o curso haja visto o paralelismo das matérias estudadas em relação ao conteúdo programático destes cursos que são específicas para a área de produção de jogos digitais, que embora sejam um “software” em sua essência, é fundamentalmente diferente nos paradigmas de sua produção.