R$ 0,00
Cursos em destaque
Produção para Cinema e TV – o trabalho do produtor e do produtor executivo em projetos audiovisuais
Nível do curso: Iniciante, Intermediário, Avançado
20 Horas de aulas 100% presenciais
Descrição
Detalhes
Requisitos
Autores

Curso: Produção para Cinema e TV – o trabalho do produtor e do produtor executivo em projetos audiovisuais

Prof. John Howard Szerman- Master of Arts in Film & TV by The Royal College of Art (Londres)

 

Dias 02 e 03 de Dezembro 

Sábado das 09:00 as 18:00 e 

Domingo das 09:00 as 12:00 

 

SOBRE O CURSO:

 

O curso Produção para Cinema e TV habilita pessoas interessadas nas áreas de produção a desenvolverem projetos audiovisuais, desde a captação dos recursos - passando pelas leis de incentivo e dos editais - até a parte administrativa e de planejamento – análise técnica da produção, orçamento, planos de filmagens, cronogramas e administração dos recursos financeiros durante todo o período de produção até a distribuição.

 

O curso tem como meta possibilitar ao aluno o entendimento de todos os elementos que englobam o universo audiovisual, desde a História do cinema, os equipamentos, a formação da equipe – suas competências, hierarquias, etc., a negociação com todos os participantes e apoiadores, as leis de incentivo - até o processo de distribuição, sempre sob a ótica do produtor.

 

O curso também oferece aulas sobre desenvolvimento de projetos, estruturação de negócios, comercialização e posicionamento de produtos no mercado. Não é exigida formação acadêmica superior.

CONTEÚDO:

 

História do Cinema sob a ótica da produção

Do “cinema primitivo” à invenção de Hollywood; o cinema europeu pós 1ª Grande Guerra; o formalismo soviético; a 1ª nouvelle vague francesa; o neo-realismo italiano; o cinema de autor; a 2ª nouvelle vague; os italianos pós neo-realismo; o cinema novo brasileiro; o novo cinema alemão; a derrocada do sistema de Hollywood e o cinema contemporâneo.

 

Cadeias produtivas no cinema

Produção de filmes: as etapas, os profissionais e as empresas produtoras. Distribuição de filmes: o que são as distribuidoras, sua importância, seus investimentos e sua remuneração. Exibição nas diferentes mídias: salas de cinema, o vídeo doméstico e suas modalidades físicas e virtuais, a TV aberta e por assinatura, as novas mídias.

 

Financiamento de Projetos

A legislação e a regulamentação do setor do audiovisual no Brasil. As leis de incentivo à cultura e sua aplicação à indústria audiovisual. A lei 12.485 de TV por assinatura. Definição de produção independente. Elaboração de sinopses e justificativas. Definição de orçamento e de valores a captar por meio das leis de incentivo e do FSA. Como se organizar desde a captação de recursos até a prestação de contas nas diversas leis envolvidas.

 

Avaliação de Roteiros

Avaliação dos principais elementos de um roteiro: história, época, locação,

narrativa, conflito principal, intriga secundária, personagens, qualidade dos

diálogos. Manuais clássicos de escrita, ensaios e análise de roteiros por Robert McKee, Syd Field, Michel Chion.

 

A Produção Executiva

A análise técnica do roteiro é o elemento fundamental para se iniciar o orçamento: da pré-produção, das filmagens e da pós-produção.

Funções do produtor executivo e de sua equipe: diretor de produção, direção de platô, assistentes e suas relações com toda a equipe e elenco.

Cuidados especiais com imprevistos, erros e omissões (E&O). A Ordem do dia.

Locações e estúdios: permissões, cenografias, construções e maquetes. Plano de filmagem. Média de filmagem/dia. Custos semanais.

Departamento financeiro e jurídico. Contratações. Veículos e seguros.

Seguros de pessoas e outros seguros de filmagem. Entrega do produto: master, o master digital, a cadeia de titularidade, os seguros, o material fotográfico e sonoro, material de continuidade. Questões específicas envolvidas na produção de documentários.

 

Conhecendo o básico dos equipamentos: Câmera, Elétrica e Maquinária, Som e Edição.

 

Produção aplicada: documentários, séries de TV, finalização

Principais diferenças entre projetos ficcionais e não ficcionais. Os diferentes estilos de não ficcionais: documentário, institucional, experimental, reconstituição, documentário de arquivo. Exigências dos editais: objetivo, justificativa, sinopse, cronograma, orçamento. O plano de filmagem. A construção da estrutura na edição.

Séries para TV: criação, desenvolvimento, roteiro, produção. Financiamento das séries. Venda e relações com as emissoras de TV. Modelos de negócio (coprodução, comissionamento, revenue share, licenciamento). Exemplos e casos.

 

 

PROFESSOR:

John Howard Szerman é um premiado diretor, produtor, roteirista, fotógrafo e montador. Nasceu em Londres, Reino Unido, em 1947, onde fez o Mestrado em Cinema e Televisão no The Royal College of Art. Atua no audiovisual desde 1970. Integrou as equipes de Jean-Luc Godard – como cameraman e editor - e de Glauber Rocha – como diretor de fotografia e cameraman de “A Idade da Terra”; trabalhou em direção de fotografia e câmera com alguns dos mais importantes diretores de fotografia do mundo: como assistente de câmera de Freddie Young (“Lawrence of Arábia”, “Dr. Jivago”); como codiretor de fotografia com Peter Biziou (“The Wall”, “Mississipi em Chamas”, “O Expresso da Meia-Noite”) e Ricardo Aronovich (“Providence”, “Missing”, “La Famille”). Dirigiu e produziu 41 filmes, fez o roteiro de 7 filmes de longa metragem e trabalhou em mais de 50 filmes e vídeos curtas, longas e documentários, dezenas de comerciais e filmes institucionais. Foi editor dos programas C & A Shop Show e Documento Especial da extinta TV Manchete, diretor do programa Caravana do Amor, na TV Bandeirantes e do série HORIZONTES, veiculada pela TV Câmara, entre outros. Na área acadêmica, deu diversos cursos na Inglaterra, Escócia, França, Suíça e Brasil. Entre 2012 e 2015 produziu e dirigiu o documentário de longa metragem SANTORO- O HOMEM E SUA MÚSICA sobre o compositor e maestro Claudio Santoro, inbdicado parta concorrer no 48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro  vendendo os prêmios de longa-metragem Melhor Filme e Melhor Diretor na Mostra Brasília de 2015 e Prêmio Exibição TV Brasil.

Investimento: R$480,00 à vista  ou 6x R$90,00 no cartão

Contatos:

- Os alunos matriculados que frequentarem pelo menos 75% das aulas, receberão um certificado de participação ao final do curso.




Módulos


Veja também